×
Mamão
Fevereiro 17, 2021
MAMÃO/CEPEA: Janeiro é marcado por novas restrições logísticas
Países europeus delimitam voos do Brasil

Por Wharlhey de Cássia Nunes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Janeiro é marcado por novas restrições logísticas Ver fotos

Piracicaba, 17 – A produção brasileira de mamão esteve elevada nas principais regiões produtoras no mês passado, cenário que poderia ter favorecido as exportações nacionais da fruta. Porém, as novas restrições na logística aérea internacional, sobretudo por parte dos países da Europa – principais compradores do mamão brasileiro –, limitaram os envios no período.

Em janeiro/21, o volume exportado pelo Brasil foi de 3,78 mil toneladas, queda de 15% em relação a dezembro/20 e de 10% frente a janeiro/20, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Vale destacar que os envios em janeiro e dezembro do ano passado foram recordes, em quantidade embarcada, para estes meses.

As restrições logísticas, vale lembrar, se dão como medida de combate à expansão da nova variante do coronavírus identificada no Brasil. Assim, houve limitações e/ou paralisações de voos comerciais para Holanda, Espanha e Portugal, por exemplo – países que, juntos, compraram quase metade do volume total de mamão exportado em 2020.

No mês passado, ainda de acordo com a Secex, os principais estados exportadores foram: Espírito Santo, responsável pelo envio 49% do volume total, Rio Grande do Norte, com 18%, e Bahia, com 15% – dinâmica semelhante à do ano passado, com exceção da participação do RN, que era um pouco maior.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que, até que essas restrições permaneçam ativas, as exportações brasileiras de mamão poderão ser impactadas. Na Espanha e em Portugal, por exemplo, as medidas de controle foram prorrogadas até o início de março, segundo agências de notícia.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportações de frutas brasileiras
exportações de mamão
HF Brasil
impactos da pandemia nas exportações de frutas
logística internacional aérea
nova variante do coronavírus