×
Mamão
Maio 21, 2019
MAMÃO/CEPEA: Havaí tem rentabilidade positiva no primeiro quadrimestre
Início de 2019 é marcado por bons preços

Por Gabriel C. Barbosa e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Havaí tem rentabilidade positiva no primeiro quadrimestre Ver fotos

Piracicaba, 21 – Apesar do aumento dos custos estimados de produção, a rentabilidade unitária do mamão havaí esteve positiva na parcial do ano (janeiro a abril). Este resultado, por sua vez, foi motivado pela baixa oferta da variedade no período, fator que garantiu bons preços.

Assim, o havaí tipo 12 a 18 foi comercializado na média de R$ 2,06/kg no Norte do Espírito Santo na parcial do ano, valor 20% superior ao observado no mesmo período de 2018 e 178% maior do que o custo de produção. Apesar deste cenário positivo, os números ainda ficaram abaixo dos de 2016 – quando a variedade foi vendida por até R$ 4,27/kg.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a baixa disponibilidade de mamão foi consequência das condições climáticas adversas nas principais regiões produtoras. Isso porque, enquanto no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia as altas temperaturas e escassez de precipitações (nos dois primeiros meses de 2019) resultaram em abortamento da florada, um grande volume de chuvas foi observado entre março e abril no Rio Grande do Norte/Ceará – aumentando a incidência de doenças na região.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
HF Brasil
mamão havaí
oferta baixa
preços do mamão
produção de mamão
rentabilidade unitária