×
Mamão
Abril 19, 2021
MAMÃO/CEPEA: Fruta alcança recorde no volume mensal exportado
Demanda internacional, sobretudo europeia, esteve positiva em março

Por Wharlhey de Cássia Nunes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Fruta alcança recorde no volume mensal exportado Ver fotos

Piracicaba, 19 – Apesar do cenário ainda adverso na logística aérea internacional – principal via de exportação do mamão –, devido à pandemia da covid-19, os embarques brasileiros desta fruta "decolaram" em março. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado no período foi de 4,93 mil toneladas, quantidade 17% superior à de fevereiro e a maior registrada para este mês na série histórica (desde 1997). Para a receita, em dólar, também houve bons resultados, somando US$ 5,1 milhões (FOB), 24% acima do de fevereiro e o segundo maior valor mensal da história.

Segundo exportadores consultados pelo Hortifruti/Cepea, isso ocorreu porque a taxa de câmbio deixou os preços mais atrativos ao mercado externo, pela boa qualidade do mamão nacional, além de a demanda internacional estar positiva no período, sobretudo por parte da Europa, principal destino da fruta brasileira. Destaca-se que o "velho continente" foi responsável por consumir cerca de 90% do volume total embarcado em março, sendo os principais países compradores Portugal (com 16%, na mesma comparação), Holanda (com 16%), Espanha (com 14%) e Alemanha (com 14%).

Para abril, exportadores acreditam que a maior oferta de frutas locais na Europa possa impactar no consumo de exóticas, como o mamão, e que os limitados voos internacionais ainda afetem o setor – vale lembrar que, com a diminuição de voos comerciais, os cargueiros têm sido utilizados como substituição, mesmo não sendo as opções ideais para carregamentos de produtos muito perecíveis. Porém, os embarques brasileiros podem continuar sendo beneficiados pelo câmbio favorável e pela boa demanda por frutas ricas em vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

FRANÇA – Assim como noticiado pela mídia, a França, 6ª maior compradora do mamão brasileiro em 2020, suspendeu todos os voos ao País, sem previsão de volta, devido à variante nacional da covid-19. Por enquanto, não se sabe qual será o grau do impacto no setor exportador, mas o Hortifruti/Cepea continuará acompanhando os desdobramentos e publicará atualizações sobre este assunto no site hfbrasil.org.br.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
covid-19 impacta voos internacionais
embarques de mamão à União Europeia
exportações de frutas
exportações de mamão
HF Brasil
mamão
mercado de mamão
mercado internacional de mamão