×
Mamão
Setembro 18, 2018
MAMÃO/CEPEA: Exportações superam as de 2017 em agosto
Volume parcial se aproxima ao do ano passado

Por Gabriel Coneglian e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Exportações superam as de 2017 em agosto Ver fotos

Piracicaba, 18 – Na parcial de 2018 (janeiro a agosto), o volume de mamão brasileiro exportado, que começou baixo, voltou a se recuperar nos últimos meses, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Os embarques se iniciaram em ritmo lento neste ano, em decorrência das cotações pouco remuneradoras em 2017, que resultaram na descapitalização do setor e na consequente diminuição dos investimentos em renovação de plantios – principalmente para a variedade havaí.

Contudo, com a entrada do segundo semestre, os envios internacionais se recuperaram. Em agosto, por exemplo, foram embarcadas 3,5 mil toneladas da fruta, valor 10% superior ao do mesmo mês no ano passado. Em relação à receita, inclusive, este aumento foi ainda maior – alta de 64% na mesma comparação – visto que o câmbio elevado tem favorecido este resultado.

Com isso, a parcial fechou com volume de 28,7 mil toneladas em 2018, queda de apenas 3% em relação ao observado em 2017. Já a arrecadação foi de US$ 30,7 milhões, aumento de 20% no mesmo comparativo.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, apesar de a demanda por frutas tropicais aumentar no hemisfério Norte em setembro, a oferta reduzida, principalmente para o formosa, pode "segurar" as exportações no período.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
demanda por frutas tropicais
exportação de mamão
exportações
exportações de frutas brasileiras
mamão
mercado internacional
secex