×
Mamão
Setembro 16, 2021
MAMÃO/CEPEA: Exportações sinalizam retomada em agosto
Demanda internacional melhora

Por Wharlhey de Cássia Nunes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Exportações sinalizam retomada em agosto Ver fotos

Piracicaba, 16 – Após leve queda das exportações brasileiras de mamão nos últimos meses, visto que a safra de frutas de verão da Europa reduziu o interesse pelas importadas, os embarques voltaram a crescer em agosto, sinalizando uma retomada.

Segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume enviado foi de quase 4 mil toneladas, quantidade 5% superior em comparação com julho. A receita arrecadada somou US$ 3,9 milhões (FOB), alta de 6% na mesma comparação – ambos os valores são recordes para o mês de agosto, desde 1997.

Na parcial do ano (janeiro a agosto), o volume embarcado alcançou 34,3 mil toneladas, aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2020 e quantidade recorde frente às parciais desde 1997. Já a receita somou US$ 34,1 milhões (FOB), alta de 29% na mesma comparação – mesmo não sendo o maior valor já registrado, o cenário é bastante animador, visto que o câmbio está atrativo aos exportadores.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, espera-se que as exportações de mamão aumentem em setembro, diante da constante melhora na demanda europeia. Porém, problemas de qualidade, como manchas fisiológicas, podem ser um entrave e preocupam exportadores.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de mamão à Europa
exportações brasileiras de frutas
exportações de mamão
exportações de mamão se recuperam
HF Brasil
recorde nas exportações de mamão