×
Mamão
Novembro 20, 2018
MAMÃO/CEPEA: Exportações se elevam em outubro
Para novembro, contudo, expectativa é de redução dos embarques

Por Gabriel C. Barbosa e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Exportações se elevam em outubro Ver fotos

Piracicaba, 20 – As exportações brasileiras de mamão aumentaram em outubro deste ano e os resultados foram superiores, inclusive, aos registros do mesmo mês de 2017, de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Assim, enquanto os embarques tiveram volume 48% maior nesta comparação (cerca de 3,5 mil toneladas), a receita aumentou 47% no período (totalizando US$ 3,5 milhões).

Para novembro, contudo, o cenário deve ser oposto. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o volume de mamão exportado pode se reduzir neste mês, já que a disponibilidade da fruta nos principais centros exportadores também deve diminuir – como no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia, por exemplo. Em ambas as praças, a menor oferta pode ser justificada pela antecipação da colheita logo após o fim do inverno, quando as elevadas temperaturas resultaram em maturação acelerada da fruta. Além disso, houve relatos de que a maior incidência de viroses resultou na retirada de roças infectadas, limitando o volume disponível.

Vale destacar que, com as recentes chuvas nas regiões norte capixaba e sul baiana, a qualidade do mamão pode ser prejudicada neste período, já que, sem os cuidados necessários, a incidência de doenças fúngicas pode aumentar nas lavouras – diminuindo o volume de frutas com o padrão de exportação.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
exportações de mamão
Hortifruti Brasil
mamão
mercado internacional
oferta de mamão
qualidade do mamão
secex
viroses em mamão