20/02/2020

MAMÃO/CEPEA: Exportações são positivas em janeiro

Produção nacional favorece embarques

Por João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MAMÃO/CEPEA: Exportações são positivas em janeiroVer fotos

Piracicaba, 20 – O ano de 2020 se iniciou com bastante oferta de mamão a nível nacional e, assim, os preços recuaram no mercado doméstico. Como resultado, produtores optaram por exportar a fruta – cujo volume enviado totalizou 4,2 mil toneladas em janeiro (12% maior frente ao mesmo mês do ano passado), com arrecadação de US$ 4,2 milhões (aumento de 3% na mesma comparação), segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Também no mês passado, o volume enviado à União Europeia aumentou 12% em comparação com o mesmo mês do ano passado, se mantendo como o principal destino do mamão brasileiro – já que consumiu cerca de 88% do total exportado pelo País. O aumento mais significativo, por sua vez, foi o de 89% nos embarques ao Canadá, mas, mesmo diante desse resultado, o país consumiu apenas 2% do total de mamão exportado.

Para março, a redução esperada na oferta pode limitar as exportações nacionais de mamão. Porém, colaboradores do Hortifruti/Cepea esperam que a disponibilidade da fruta volte a aumentar em abril, favorecendo os embarques ao mercado internacional. Vale ressaltar que, para 2020, além da expectativa de maior produção, espera-se que a demanda constante da União Europeia siga favorecendo os resultados.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, envios de mamão ao mercado internacional, exportações de frutas, exportações de mamão, mamão, oferta de mamão

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui