×
Mamão
Novembro 25, 2020
MAMÃO/CEPEA: Exportações estão se recuperando
Agentes se atentam à nova onda de covid-19 na UE

Por Wharlhey de Cássia Nunes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Exportações estão se recuperando Ver fotos

Piracicaba, 25 – Apesar de as exportações brasileiras de mamão terem sido bastante afetadas nos meses mais críticos da pandemia da covid-19, devido à restrição de voos internacionais e ao aumento do custo do frete aéreo, agora, têm se recuperado. Este cenário, inclusive, já permitiu que o volume enviado se aproximasse ao de 2019.

De acordo com dados da Secretária de Comércio Exterior (Secex), 35,7 mil toneladas foram exportadas na parcial de 2020 (janeiro a outubro), quantidade apenas 1% inferior à do mesmo período do ano passado. Já a receita, em dólar, caiu um pouco mais, 12%, na mesma comparação, somando US$ 34,4 milhões (FOB). Mesmo assim, a valorização do dólar frente ao Real deve garantir bons retornos ao exportador brasileiro.

O principal destino continuou sendo a União Europeia, que consumiu 74% do total enviado na parcial do ano. Destaca-se que houve leve redução da quantidade embarcada para este destino, pois, apesar do aumento para Holanda (+51%) e França (+22%), houve redução para Portugal (-28%), Espanha (-10%) e Alemanha (-8%).

É importante destacar que, apesar de os países do Mercosul corresponderem a apenas 5% do volume total no período, houve aumento de 317% frente ao ano passado, devido à maior facilidade logística – por não necessitar de embarques aéreos, ao contrário da Europa, servindo como uma rota alternativa para a cultura.

Para os próximos meses, exportadores estão com receio do que possa acontecer na segunda onda da covid-19 na Europa, já que alguns países entraram em lockdown (mesmo que ainda brando), o que poderia impactar, sobretudo, na logística aérea.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
demanda da União Europeia por mamão
exportações de mamão
exportações de mamão brasileiro
HF Brasil
impactos da covid-19 nas exportações de frutas
mamão
mercado internacional
oferta de mamão
pandemia