×
Mamão
Maio 28, 2018
MAMÃO/CEPEA: Embarques da fruta recuam em 2018
Demanda pelo mamão brasileiro enfraquece na Europa

Por Marcela Barbieri e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Embarques da fruta recuam em 2018 Ver fotos

Piracicaba, 28 – Ao contrário do indicado, o recuo nas exportações brasileiras de mamão foi menos expressivo neste ano (após revisão dos dados disponíveis na Secex). Contudo, os motivos para a queda continuam os mesmos: a menor disponibilidade de havaí nas roças, os bons preços observados no mercado interno e a limitada qualidade no período chuvoso – em especial no Rio Grande do Norte/Ceará, onde o entrave diminuiu consideravelmente a exportação, principalmente por via marítima. Além das chuvas, a qualidade inferior da água disponível também impactou na menor durabilidade da fruta potiguar/cearense.

Assim, entre janeiro e abril, 15,17 mil toneladas de mamão foram enviadas pelo Brasil a todos os destinos, volume 3% inferior ao do mesmo período do ano passado, de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já a receita acumulada foi de U$S 17,30 milhões, valor 7% maior na mesma comparação.

Neste mês, restrições na demanda externa ainda devem ocorrer, devido à chegada da primavera no hemisfério Norte, aumentando a disponibilidade de frutas locais nos Estados Unidos e nos países europeus. Assim, os embarques podem seguir moderados, em especial à União Europeia (maior consumidora do mamão brasileiro). Vale lembrar que a recente greve dos caminhoneiros também tem impactado nos embarques nacionais – já que muitas frutas não conseguiram chegar aos portos nos últimos dias.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
demanda União Europeia
embarques de mamão
exportações de mamão
fruticultura brasileira
mamão
mercado internacional
oferta
secex