×
Mamão
Outubro 17, 2019
MAMÃO/CEPEA: Desafios fitossanitários limitam produção
Viroses são observadas em quase todas as regiões produtoras

Por Gabriel C. Barbosa, João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Desafios fitossanitários limitam produção Ver fotos

Piracicaba, 17 – Neste ano, mamocultores têm enfrentado desafios na produção de mamão em todas as regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Dentre eles, estão o elevado custo de produção, a instabilidade do mercado, as intempéries climáticas e os problemas fitossanitários – veja, a seguir, como estes últimos afetaram diretamente a produção e a qualidade da fruta comercializada no período.

No Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia, por exemplo, houve aumento da incidência de viroses (mosaico e meleira) neste ano, que está encurtando a vida útil e pressionando a produtividade das lavouras. Em outras regiões, a presença dessas doenças também foi relatada. É importante ressaltar que, como as viroses não possuem tratamento, produtores devem realizar a erradicação das plantas infectadas (prática de roguing) para que o problema não se alastre e, consequentemente, se agrave.

Por outro lado, no Norte de Minas Gerais e no Oeste da Bahia, o desafio mais relatado por produtores foi o clima seco – pouco chove nestas regiões desde maio. Como resultado, a incidência de ácaros aumentou, acarretando na maior presença de manchas fisiológicas e frutas carpelóides (deformação conhecida popularmente como cara-de-gato). Para os próximos meses, a possível retomada das chuvas nas lavouras norte-mineiras e oeste-baianas pode ser positiva.

Já no Rio Grande do Norte/Ceará, o grande volume de chuvas resultou em problemas com doenças fúngicas neste ano – houve elevada incidência de corynespora, phytophthora, pinta-preta e antracnose –, que foram responsáveis, inclusive, pela maior aplicação de defensivos e pelo aumento no custo de produção. O segundo semestre, contudo, já vem registrando menores precipitações, o que pode limitar a presença de doenças.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
desafios fitossanitários na produção de mamão
doenças
fitossanidade no mamão
mamão
oferta de mamão
perspectivas
produção de mamão
qualidade