×
Mamão
Janeiro 25, 2023
MAMÃO/CEPEA: Chuvas volumosas afetam produção no início de 2023
Entenda os impactos do La Niña no verão 2022/23

Por Klisman Teixeira de Matos, Barbara Gabriela Lira da Silva e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Chuvas volumosas afetam produção no início de 2023 Ver fotos

Piracicaba, 25 – Desde novembro/22, chuvas volumosas têm sido registradas nas principais regiões produtoras de mamão, o que tem impactado na produção do início do ano. De acordo com o Inmet, por exemplo, Linhares (ES) registrou uma precipitação acumulada de 1.030 mm entre novembro/22 e janeiro/23, volume 82% maior da normal climatológica do período.

Como resultado, agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que as lavouras foram afetadas, e alagamentos foram registrados principalmente no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, o que gerou perdas e reduziu a colheita nos últimos meses – e que deve refletir também nos próximos. Para localidades menos afetadas, as chuvas seguidas de altas temperaturas aceleraram a maturação do fruto. Destaca-se que doenças fúngicas estão aparecendo mais frequentemente, como phytophthora, mancha-chocolate e pinta-preta.

A ocorrência dessas intempéries climáticas está relacionada ao fenômeno La Niña, que aumenta a frequência de chuvas no Norte e Nordeste – incluindo cidades do Sudeste que fazem parte do semiárido. Esse fenômeno deve seguir ocorrendo durante todo o verão, mas ao menos se espera um enfraquecimento até o fim dessa época, entrando, possivelmente, em neutralidade entre fevereiro e abril, de acordo com o Instituto de Pesquisa Internacionais da Universidade da Columbia (IRI) e o Centro de Previsões e Clima da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (CPC/NOAA).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
Espírito Santo
La Niña
Linhares
mamão
maturação
Nordeste
norte
Norte do Espírito Santo
oferta
produtividade
sul da bahia