×
Mamão
Fevereiro 27, 2018
MAMÃO/CEPEA: Chuvas são intensas em fevereiro
Cenário ameniza efeitos da seca, mas aumenta incidência de doenças

Por Marcela Barbieri e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Chuvas são intensas em fevereiro Ver fotos

Piracicaba, 27 – O mês de fevereiro está se encerrando com chuvas acima da média nas principais regiões produtoras de mamão. Apenas no Oeste da Bahia, as precipitações foram menores do que o esperado. Em Barreiras (BA), as chuvas, na parcial de fevereiro (até o dia 26), foram 89% menores do que a normal (172,4 mm), segundo o Inmet.

Nas demais regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, a umidade foi escassa em janeiro, mas aumentou em fevereiro. Com isso, o volume de reservatórios e lençóis freáticos melhorou, servindo de alento a produtores, que vinham sofrendo com os entraves da seca nos últimos anos.

Contudo, a situação só não foi mais favorável ao cultivo devido à aparição de doenças fúngicas e viroses, que são estimuladas pela maior umidade. Assim, o custo relacionado às aplicações de fungicidas subiram neste período – produtores que visam a exportação continuaram com os mesmos tratos culturais, mas outros mamocultores, principalmente os de produção de formosa, estão limitando investimentos, devido aos baixos preços atuais. Como as chuvas devem voltar em março, em praticamente todas as praças produtoras, mamocultores devem ficar atentos à qualidade da fruta nos próximos dias.

Fonte: hfbrasil.org.br e Inmet

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuvas
clima
doenças fúngicas
mamão
produção de mamão
regiões produtoras de mamão