×
Mamão
Abril 27, 2020
MAMÃO/CEPEA: Chuvas aumentam incidência de fungos no RN/CE
Veja as principais pragas e doenças que têm atingido a produção

Por João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Chuvas aumentam incidência de fungos no RN/CE Ver fotos

Piracicaba, 27 – As chuvas, que têm ocorrido em volumes consideráveis nas roças de mamão, aumentaram a incidência de doenças fúngicas (em especial a antracnose) no Rio Grande do Norte/Ceará nos últimos meses. Como resultado, produtores da região redobraram os cuidados no campo e devem seguir atentos pelo menos até o fim deste mês, já que as previsões de chuva estão menores para os primeiros dias de maio, de acordo com a Climatempo.

Em contrapartida, com o clima mais seco no Norte do Espírito Santo, desde a segunda quinzena de março, produtores relataram maior pressão de ácaros (principalmente o rajado), que resultam em desfolha da planta, deixando as frutas expostas diretamente ao sol – e, consequentemente, afetando sua qualidade –, além da aparição de machas fisiológicas. Segundo agentes, cenário similar pode ser observado no extremo Sul da Bahia.

VIROSES – A incidência de viroses, em especial mosaico-do-mamoeiro, tem aumentado em algumas localidades do Norte do Espírito Santo e do Oeste da Bahia em abril. Em Bom Jesus da Lapa (BA), por exemplo, o ocorrido está relacionado à proximidade com o cultivo de cucurbitáceas, que permite a aparição de pulgões (vetores do vírus).

Como as viroses não possuem tratamento, é necessária a prática do "roguing" (corte das plantas infectadas) para impedir o alastramento. Assim, produtores devem realizar vistorias em suas áreas, para que o problema não se agrave.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
chuvas afetam produção de mamão
clima
doenças fúngicas no mamão
mamão
produção de mamão
seca eleva aparição de ácaros no mamão
viroses no mamão