×
Mamão
Dezembro 17, 2021
MAMÃO/CEPEA: Baixa procura pré-festas pressiona cotações
Problemas de qualidade também têm sido limitantes ao consumo

Por Wharlhey de Cássia Nunes, Maíra Kanegae e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Baixa procura pré-festas pressiona cotações Ver fotos

Piracicaba, 17 - Apesar da oferta controlada, os preços do mamão recuaram praticamente em todas as regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea nesta semana (13 a 17/12). No Norte de Espírito Santo, por exemplo, o havaí do tipo 12 a 18 foi comercializado na média de R$ 2,20/kg, valor 20% inferior ao da semana passada. Já o formosa foi vendido por R$ 3,28/kg, queda de 12% na mesma comparação.

Produtores norte-capixabas relataram que, além do menor poder de compra do brasileiro no geral, a preferência por frutas de caroço, comum nesta época do ano, e os problemas de qualidade têm sido limitantes ao consumo do mamão. A baixa qualidade, por sua vez, se deve às intensas chuvas na região, que levaram a um atraso na maturação, com frutas muito verdes entrando no mercado, e aumentaram a aparição de doenças fúngicas, como a barba de papai noel. Para as últimas semanas do ano, espera-se que o mercado de mamão siga parecido, com baixa oferta, problema de qualidade e pouca procura.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
chuvas
consumo limitado
HF Brasil
Norte de Espírito Santo
oferta controlada
preços do mamão recuaram
problema de qualidade