×
Mamão
Setembro 24, 2019
MAMÃO/CEPEA: Aumento da oferta pode favorecer embarques internacionais
Qualidade também deve beneficiar os envios nos próximos meses

Por Gabriel C. Barbosa, João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Aumento da oferta pode favorecer embarques internacionais Ver fotos

Piracicaba, 24 – Na parcial deste ano (janeiro a agosto), a baixa oferta nacional de mamão limitou as exportações da fruta. O volume comercializado internacionalmente foi de 28 mil toneladas no período, quantidade 2% inferior à do mesmo mês do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em relação à receita adquirida, a queda foi de 11% na mesma comparação, totalizando U$S 31 milhões (FOB).

Considerando-se apenas agosto, os envios foram ainda menores. O volume embarcado, no período, foi de apenas 2,8 mil toneladas, o menor registrado em 2019 e 20% inferior ao de agosto do ano passado – este último, inclusive, foi recorde para o mês na série histórica da Secex (desde 1997). Além da oferta, que ainda estava baixa no período, a qualidade das frutas também limitou as exportações, já que muitos produtores relataram maior incidência de manchas fisiológicas, doenças fúngicas e calibres desfavoráveis.

Para os próximos meses, agentes das principais regiões exportadoras de mamão esperam que o aumento da oferta nacional, que se iniciou em setembro e deve permanecer até novembro, seja favorável aos envios internacionais. Além disso, a possível retomada da qualidade das frutas, devido à melhora nas condições climáticas, deve ser positiva neste sentido. Os recorrentes surtos de Salmonella nos mamões mexicanos também pode favorecer a comercialização da fruta brasileira no Estados Unidos, já que existe certo receio quanto à origem do produto.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comércio internacional de mamão
embarques de mamão brasileiro
exportações de mamão
mamão
mercado internacional
oferta de mamão
qualidade