×
Mamão
Janeiro 25, 2022
MAMÃO/CEPEA: Após recorde de 2021, desempenho das exportações pode ser menor no 1ºsem/22
Apesar de demanda favorável, chuvas devem reduzir volume e qualidade

Por Maíra Pereira Kanegae e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Após recorde de 2021, desempenho das exportações pode ser menor no 1ºsem/22 Ver fotos

Piracicaba, 25 – As exportações brasileiras de mamão bateram recorde no ano passado, sendo registrados os maiores volume e receita, em dólar, da série histórica da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). A quantidade enviada no período foi de 50,29 mil toneladas, aumento de 15% frente ao ano anterior. Já a arrecadação totalizou US$ 50,72 milhões (FOB), valor 19% superior, na mesma comparação.

Os bons resultados, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, são atribuídos à retomada do ritmo do frete aéreo, à boa demanda europeia e ao dólar valorizado frente ao Real – cenário que, juntamente com o mercado interno enfraquecido pela crise da covid-19, resultou no maior interesse de produtores pelas exportações. Os países que mais importaram o mamão brasileiro foram Portugal, Espanha, Holanda, Reino Unido e Alemanha que, juntos, compraram 36,43 mil toneladas, cerca de 72% do total exportado em 2021.

Para 2022, espera-se que a demanda externa siga favorável. No entanto, além da queda na área plantada em 2021 (que, por si só, já restringe a oferta), as chuvas de dezembro/21 e de janeiro/22 causaram grandes perdas de mamão nas regiões produtoras, o que impactará diretamente na quantidade e na qualidade da fruta colhida, sobretudo no primeiro semestre.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Área de Mamão
Cepea
envios de mamão ao exterior
exportações de frutas brasileiras
exportações de mamão
HF Brasil
mamão
oferta de mamão