×
Maçã
Julho 8, 2021
MAÇÃ/CEPEA: Volume exportado cresce 80% no 1º sem
Maior oferta da safra 2020/21 está entre os motivos

Por Isabela Pegolo Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Volume exportado cresce 80% no 1º sem Ver fotos

Piracicaba, 08 – As exportações brasileiras de maçãs frescas aumentaram consideravelmente no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume enviado foi de 93 mil toneladas, quantidade 80% superior à do ano passado. A receita em dólar também subiu, cerca de 101% na mesma comparação, somando US$ 70 milhões (FOB).

Isso ocorreu, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, pela maior disponibilidade da fruta na atual safra e pelas incertezas do mercado interno – cenários que fizeram com que as exportações fossem uma boa saída para tentar "aliviar" a oferta nacional e obter melhores retornos. Vale destacar que o dólar, ainda valorizado frente ao Real, também elevou o interesse pelo mercado internacional.

Assim, a balança comercial fechou positiva, em US$ 47 milhões, também conforme a Secex, nos primeiros seis meses deste ano – cenário comum para o período, visto que as importações começam a se intensificar no 2º semestre. Contudo, destaca-se que 2021 trouxe bons resultados, devido ao aumento dos embarques brasileiros de maçã.

PERSPECTIVAS – Para os próximos meses, a expectativa é de que as importações brasileiras da fruta aumentem, como de costume. Porém, a entrada pode ser inferior à do ano passado, em função do maior volume colhido por aqui (já que os estoques estão elevados). Além disso, o Chile, um dos grandes fornecedores nacionais de maçã, pode ter registrado leve redução da colheita na safra 2020/21, de acordo com relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Fonte: hfbrasil.org.br, Secex e USDA

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
balança comercial de maçã
Cepea
embarques de maçã
exportações de maçã
HF Brasil
Maçã
mercado de maçã
mercado internacional de maçã
oferta de maçã