×
Maçã
Julho 2, 2020
MAÇÃ/CEPEA: Volume colhido recua quase 20% na campanha 2019/20
Quebra de safra da fuji foi bastante expressiva

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Volume colhido recua quase 20% na campanha 2019/20 Ver fotos

Piracicaba, 02 – No Sul do Brasil, o volume colhido de maçã recuou quase 20% nesta safra 2019/20, totalizando cerca de 939 mil toneladas, de acordo com a ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã). Isso porque diversos fatores climáticos impactaram a produção, como o inverno ameno, as chuvas na primavera (período de florada) e o grande déficit hídrico no verão do ano passado.

A variedade mais afetada foi a fuji, que teve quebra de safra bastante expressiva, principalmente em São Joaquim (SC) e Vacaria (RS). Assim, agentes estimam que, do volume total colhido nesta campanha, apenas 35% seja de fuji e 60% de gala.

Houve, ainda, maior concentração de frutas miúdas, em decorrência do clima mais seco no período de enchimento das maçãs. De acordo com agentes, este cenário reduziu a participação das frutas graúdas (até o calibre 110) no volume colhido da safra, devendo ser de apenas 20% para a fuji e de 10% para a gala.

Como resultado, as cotações de maçãs de maiores calibres foram impulsionadas neste ano. No segundo trimestre de 2020 (abril a junho), por exemplo, o preço da gala calibre 110 Cat 1 foi de R$ 89,77/cx de 18 kg na média das regiões classificadoras, alta de 48% frente ao mesmo período do ano passado. Já a fuji de mesmo perfil foi vendida por R$ 94,81/cx de 18 kg, aumento de 68% na mesma comparação.

Para o segundo semestre, apesar das incertezas no mercado nacional, diante da crise decorrente do coronavírus, a menor oferta de maçãs pode assegurar ajustes favoráveis à comercialização e aos preços, principalmente para frutas de maiores calibres.

QUALIDADE – Nesta temporada, a qualidade de conservação e organoléptica das maçãs está bastante positiva. Segundo agentes, o volume das categorias superiores (1 e 2) deve representar cerca de 65% do total colhido – o que tem contribuído para o armazenamento e comercialização da fruta.

Vale destacar que, como essa qualidade pode colaborar para que as classificadoras mantenham alguns lotes armazenados por um maior período, a oferta pode ser mais "uniforme" nos próximos meses.

Fonte: hfbrasil.org.br e ABPM

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita de maçã
Maçã
oferta de maçã em 2019/20
oferta de maçã fuji
oferta de maçã gala
perspectivas
preços de maçã
produção de maçã