×
Maçã
Fevereiro 12, 2018
MAÇÃ/CEPEA: Quebra da safra 2017/18 pode ser menor que a esperada
Colheita teve início em janeiro nas regiões produtoras do Sul do País

Por Isabela Luiz, Lavínia Morais e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Quebra da safra 2017/18 pode ser menor que a esperada Ver fotos

Piracicaba, 12 – A colheita da safra 2017/18 de maçã teve início em janeiro nas regiões produtoras do Sul do País, começando pela variedade gala. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a expectativa é de que a quebra desta safra seja menor que a estimada inicialmente, com volume de 15% a 20% menor que o colhido na temporada 2016/17.

O aumento esperado para a produção de gala frente à safra anterior foi descartado, em razão do menor tamanho da fruta observado nos pomares, o que deve manter o volume da variedade em relação à temporada 2016/17. Assim, a campanha 2017/18 deve ter volume dentro da média, totalizando de 1 a 1,2 milhão de toneladas, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), mas ainda menor que a "supersafra" anterior.

Além disso, espera-se uma temporada com maior oferta de unidades com calibres entre 135 e 150. Quanto à qualidade, a geada tardia e o baixo volume de chuvas entre novembro e dezembro/17 na região de São Joaquim (SC) podem gerar russeting (danos na casca), reduzindo a quantidade de Categoria 1.

Por outro lado, para 2018, a expectativa é de preços levemente superiores aos de 2017, mas a rentabilidade unitária ao produtor ainda pode se manter pressionada, devido ao (esperado) aumento nos custos. No entanto, as quebras de safra de outras frutas podem favorecer o mercado de maçãs neste ano.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calibre
colheita de maçã
preços de maçã
quebra de safra
safra 2017/18 de maçã