×
Maçã
Dezembro 2, 2021
MAÇÃ/CEPEA: Quais são as expectativas para a safra 2021/22?
Frutas já estão se desenvolvendo nos pomares de SC e do RS

Por Isabela Pegolo Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Quais são as expectativas para a safra 2021/22? Ver fotos

Piracicaba, 02 – Rio Grande do Sul e Santa Catarina, maiores estados produtores de maçã do Brasil, com foco nas variedades gala e fuji, estão com suas frutas se desenvolvendo nos pomares neste momento, sendo que o início da colheita da safra 2021/22 está previsto para o começo do ano que vem. Mas, como está a perspectiva para esta campanha?

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, ainda existem incertezas, visto que o cenário dependerá do clima dos próximos meses. Contudo, no geral, já se espera uma redução no volume produzido nestes estados, devido à bienalidade negativa da fuji e às poucas chuvas atuais – resultado do fenômeno La Niña –, que devem afetar negativamente o ganho de tamanho das frutas, podendo elevar a oferta de calibres médio-miúdos.

Apesar desta possível menor oferta, espera-se que a maçã siga com boa qualidade, pois, até o momento, com exceção das chuvas menos frequentes, o clima esteve positivo ao desenvolvimento dos pomares. O inverno foi rigoroso, garantindo o bom descanso das macieiras, e a florada foi uniforme e satisfatória para a maioria dos produtores entrevistados.

Agentes acreditam, ao menos, que a menor disponibilidade de maçã não resultará em tantos problemas quanto à comercialização, ao contrário do observado neste ano.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita de maçã
HF Brasil
Maçã
mercado de maçã no Sul
oferta de maçã
oferta de maçã no Sul
perspectivas para a safra 2021/22 de maçã
qualidade