×
Maçã
Janeiro 18, 2021
MAÇÃ/CEPEA: Quais são as expectativas para a safra 2020/21?
Começa a colheita de gala nos pomares do Sul

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Quais são as expectativas para a safra 2020/21? Ver fotos

Piracicaba, 18 – As primeiras colheitas de maçã da safra 2020/21 se iniciaram na semana passada no Sul do País. De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a atividade está focada na variedade gala e ocorre em alguns pomares de Vacaria (RS), Caxias do Sul (RS), Fraiburgo (SC) e Paraná, devendo se estender para outras localidades, como São Joaquim (SC), no fim do mês e/ou início de fevereiro.

Ainda segundo agentes, as expectativas de produção da gala são positivas até o momento, pois pode haver recuperação do volume nas regiões catarinenses – que haviam registrado quebra de safra em 2019/20 – e manutenção na praça gaúcha de Vacaria. Espera-se, também, uma boa oferta de frutas médio-graúdas de padrões superiores na maioria das localidades – exceto em Fraiburgo, onde alguns produtores temem maior concentração de calibres miúdos, em função do baixo volume de chuva.

Já para a variedade fuji, que comumente é colhida de forma mais tardia (devendo começar em meados de março), ainda é cedo para estimar o comportamento da produção, pois os frutos devem levar dois meses para concluir o desenvolvimento. Apesar dos muitos acontecimentos que estão por vir, as perspectivas também são positivas para a variedade, por conta de sua bienalidade, bom acúmulo de horas de frio e retomada recente das chuvas no Sul.

PREÇOS – Conforme a oferta de gala aumente, é normal que as cotações comecem a cair. Assim, o alto nível de preços não deve se sustentar. Apesar disso, classificadores entrevistados pelo Hortifruti/Cepea se mostraram animados, pois, mesmo com a possibilidade de maior volume neste ano, o perfil de frutas de boa qualidade e maiores calibres pode proporcionar um ganho atrativo às empresas, visto que são mais remuneradoras do que frutas miúdas.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
HF Brasil
início da colheita de maçã gala
Maçã
oferta de maçã
perspectivas para a produção de maçã
preços de maçã
produção de maçã em 2020/2021