×
Maçã
Março 7, 2019
MAÇÃ/CEPEA: Maçãs da Argentina são bloqueadas na fronteira
País sul-americano negocia retomada dos envios ao mercado brasileiro

Por Lavínia Morais e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Maçãs da Argentina são bloqueadas na fronteira Ver fotos

Piracicaba, 07 – O Brasil fechou a fronteira para maçãs e peras originárias das províncias argentinas de Río Negro e Neuquén, de acordo com notícia veiculada pelo Fresh Fruit Portal. A decisão ocorreu após a detecção de pragas em embarques para o País – até a medida ser adotada, oito caminhões tentaram entrar no território brasileiro com larvas de mariposas em suas cargas, mas foram bloqueados.

O órgão de controle fitossanitário da Argentina (Senasa) está negociando com o Ministério da Agricultura do Brasil para restaurar o acesso ao mercado. Além disso, está expandindo o controle sobre os produtores e exportadores locais para tratar o problema.

Vale ressaltar que, em 2015, o Brasil suspendeu o acesso de maçãs e peras argentinas por semanas, pela mesma razão. O cenário, portanto, pode interferir na dinâmica de comercialização das maçãs importadas, visto que a Argentina representa um dos principais fornecedores da fruta ao País. Segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), a importação de maçãs argentinas pelo Brasil já recuou 67% em fevereiro (frente a janeiro).

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Fruit Portal

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Brasil fecha fronteira para maçãs Argentinas
Cepea
exportações de maçã
Maçã
maçãs argentinas são barradas no Brasil
mercado internacional
pragas em maçãs argentinas