07/03/2019

MAÇÃ/CEPEA: Maçãs da Argentina são bloqueadas na fronteira

País sul-americano negocia retomada dos envios ao mercado brasileiro

Por Lavínia Morais e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MAÇÃ/CEPEA: Maçãs da Argentina são bloqueadas na fronteiraVer fotos

Piracicaba, 07 – O Brasil fechou a fronteira para maçãs e peras originárias das províncias argentinas de Río Negro e Neuquén, de acordo com notícia veiculada pelo Fresh Fruit Portal. A decisão ocorreu após a detecção de pragas em embarques para o País – até a medida ser adotada, oito caminhões tentaram entrar no território brasileiro com larvas de mariposas em suas cargas, mas foram bloqueados.

O órgão de controle fitossanitário da Argentina (Senasa) está negociando com o Ministério da Agricultura do Brasil para restaurar o acesso ao mercado. Além disso, está expandindo o controle sobre os produtores e exportadores locais para tratar o problema.

Vale ressaltar que, em 2015, o Brasil suspendeu o acesso de maçãs e peras argentinas por semanas, pela mesma razão. O cenário, portanto, pode interferir na dinâmica de comercialização das maçãs importadas, visto que a Argentina representa um dos principais fornecedores da fruta ao País. Segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), a importação de maçãs argentinas pelo Brasil já recuou 67% em fevereiro (frente a janeiro).

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Fruit Portal

Tags: Brasil fecha fronteira para maçãs Argentinas, Cepea, exportações de maçã, Maçã, maçãs argentinas são barradas no Brasil, mercado internacional, pragas em maçãs argentinas

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui