×
Maçã
Setembro 8, 2022
MAÇÃ/CEPEA: Importações estão altas em 2022
Baixa oferta nacional justifica o cenário

Por Isabela Pegolo Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Importações estão altas em 2022 Ver fotos

Piracicaba, 08 – As importações de maçãs frescas subiram fortemente neste ano. Segundo dados da Secex, a arrecadação entre janeiro e agosto foi de US$ 57 milhões (FOB), aumento de 87% frente o mesmo período do ano passado, e o terceiro maior gasto da série histórica da Secretaria, que começou em 1997. Este cenário garantiu um déficit de quase US$ 32 milhões na balança comercial do período.

De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o ocorrido se deve à baixa oferta nacional, devido à quebra da safra 2021/22, causada sobretudo pelos entraves climáticos. A seca no verão, período de enchimento dos frutos, foi um dos grandes empecilhos. Assim, mesmo com a fruta importada cara, devido à taxa de câmbio, ainda foi viável sua entrada no mercado interno. 

PRINCIPAIS FORNECEDORES – Os países vizinhos, como Chile, Argentina e Uruguai, aproveitaram as oportunidades no mercado brasileiro e foram responsáveis pelo fornecimento de 72%, 19% e 4% do volume total importado, respectivamente, segundo a Secex. Destaca-se que houve um aumento considerável da entrada da maçã chilena, que conseguiu superar a argentina, primeira colocada do ano passado. 

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
argentina
balança comercial
cambio
chile
clima
importação
Maçã
oferta
produção
uruguai