×
Maçã
Dezembro 14, 2020
MAÇÃ/CEPEA: Gastos com importações aumentam em novembro
Compras de frutas italianas triplicam frente ao mesmo mês do ano passado

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Gastos com importações aumentam em novembro Ver fotos

Piracicaba, 14 – Em novembro, as importações brasileiras de maçãs frescas se elevaram frente a outubro – cenário comum para o período, visto que os estoques nacionais ficam mais limitados nesta época, sobretudo neste ano, marcado por uma considerável "quebra" de safra.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as compras brasileiras totalizaram 9,9 mil toneladas no período, aumento de 13% frente a outubro e 6% maior do que em novembro do ano passado. Já as despesas em dólar somaram US$ 10,5 milhões (FOB), respectivas altas de 24% e 22%, nas mesmas comparações. Destaca-se que este aumento expressivo nos gastos está relacionado ao encarecimento da maçã em alguns países produtores.

Os principais fornecedores ao Brasil em novembro foram: Itália (com 35% do volume de entrada), Argentina (24%), Chile (21%), Portugal (8%), Espanha (7%) e França (5%). Destaca-se que, frente ao mesmo mês do ano passado, houve recuo no volume importado da Argentina, Espanha e Portugal, e aumento nas aquisições da Itália, Chile e França – as compras de maçãs italianas, por exemplo, chegaram a triplicar no mês.

É importante mencionar que esses gastos, quando convertidos em Reais, são ainda maiores, devido à desvalorização da moeda nacional frente ao dólar e, até, ao euro. E, para dezembro, a expectativa é de manutenção ou leve alta no volume importado de maçã, visto que os estoques brasileiros devem se reduzir ainda mais, especialmente para os calibres médios e graúdos.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comércio internacional de maçãs
compras de maçãs frescas
estoques de maçã
HF Brasil
importações de maçãs
Maçã
oferta de maçã no Brasil