×
Maçã
Novembro 19, 2018
MAÇÃ/CEPEA: Frutificação da safra 2018/19 deve se intensificar
Em regiões mais quentes, a frutificação se iniciou em meados de outubro

Por Lavínia Morais e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Frutificação da safra 2018/19 deve se intensificar Ver fotos

Piracicaba, 19 – Os pomares de maçãs devem entrar em frutificação nas regiões produtoras ainda neste mês, e as atividades de raleio também devem ser iniciadas. Em meados de outubro, as regiões mais quentes – onde a plena florada ocorreu mais cedo – já haviam iniciado a frutificação, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea. Para as demais regiões, o inverno prolongado, com número suficiente de horas de frio, atrasou a quebra de dormência com uma florada mais concentrada.

Durante o período de florada, o clima na região Sul se manteve chuvoso e atrapalhou o processo de polinização por abelhas – que exige temperaturas mais altas e clima mais seco. Além disso, as chuvas levaram produtores a reaplicarem os produtos de tratamento de pomares, o que pode aumentar os custos para a próxima safra.

Vale ressaltar que a expectativa para a temporada 2018/19 é de aumento da safra, que pode alcançar 1,2 milhão de toneladas por conta da provável recuperação da produção da variedade fuji, após a quebra de safra registrada neste ano. No entanto, já houve relatos de abortamento da gala, que pode reduzir o volume produzido esperado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
floradas
frutificação
Hortifruti Brasil
Maçã
perspectivas
pomares de maçã
produção
raleio de maçã
temporada 2018/19 de maçã