×
Maçã
Maio 14, 2019
MAÇÃ/CEPEA: Exportações se iniciam em menor ritmo em 2019
Volume de frutas estocadas está elevado na Europa

Por Lavínia Morais, Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Exportações se iniciam em menor ritmo em 2019 Ver fotos

Piracicaba, 14 – As vendas de maçãs brasileiras para o mercado internacional registraram aumento expressivo em abril, atingindo volume de 15,4 mil toneladas, valor 56% superior ao exportado em março, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). É possível que este aumento nas exportações seja decorrente das atividades de colheita mais intensas, de forma que algumas empresas optaram por exportar suas frutas ao invés de comercializá-las no mercado interno – onde ainda há muitos ofertantes.

Contudo, as vendas de maçãs brasileiras, na parcial de 2019 (janeiro a abril), foram 33% inferiores às do mesmo período do ano passado. A expectativa dos maleicultores é de que o comércio continue menor, visto que o elevado volume de maçãs estocadas na Europa tem tornado as frutas brasileiras menos competitivas.

Em relação ao volume importado, o aumento foi de 5% frente ao mês anterior e de 29% no acumulado do ano. Por fim, considerando-se a receita, enquanto a balança comercial de maçãs no mês de abril foi positiva (em US$ 6,8 milhões), permanece negativa na parcial de 2019 (em US$ 1,5 milhão).

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
balança comercial
Cepea
exportações de maçã
Maçã
mercado internacional
perspectivas
vendas de maçãs brasileiras na Europa