×
Maçã
Março 29, 2023
MAÇÃ/CEPEA: Exportações estão em menor ritmo
Atraso na colheita afeta embarques

Por Ana Carolina Koga de Souza e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Exportações estão em menor ritmo Ver fotos

Piracicaba, 29 – A expectativa é de que a safra de maçã 2022/23 registre um leve aumento de volume quando comparado com a anterior. Porém, as exportações da fruta fresca recuaram significativamente nos primeiros meses do ano. Por que?

Segundo a Secex, os embarques brasileiros de maçã foram de apenas 29 toneladas em fevereiro, quantidade 99% inferior frente ao mesmo mês do ano passado. A receita em dólar foi de US$ 74 mil (FOB), queda de 97% na mesma comparação.

Isso ocorreu, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, pelo atraso na colheita da safra, que abriu portas para importações e diminuiu os embarques nacionais. Ainda, com a baixa oferta por aqui, quando a colheita se iniciou, os produtores e classificadores deram preferência pelo abastecimento do mercado interno.

No geral, apesar desta queda significativa inicial, espera-se que as exportações brasileiras de maçã de 2023 sejam melhores que as do ano anterior, devido ao maior volume colhido, sobretudo de gala.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
colheita
embarque
exportação
Maçã
oferta
safra 2022/23