×
Maçã
Agosto 25, 2020
MAÇÃ/CEPEA: Exportações de suco crescem 17% na parcial de 2020
Entenda os fatores que levaram a este aumento

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Exportações de suco crescem 17% na parcial de 2020 Ver fotos

Piracicaba, 25 –  De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações brasileiras de suco de maçã até recuaram em julho frente a junho deste ano – movimento comum registrado neste período. Porém, o volume exportado superou o de julho de 2019.

Considerando-se a parcial do ano (janeiro a julho), os embarques brasileiros de suco de maçã registraram aumento de 17% em volume, totalizando 8,9 mil toneladas, ainda segundo a Secex. A receita obtida também aumentou, em 20%, somando US$ 9,9 milhões (FOB) – cenário bastante animador aos agentes exportadores.

Este desempenho positivo se contrapõe ao limitado processamento das indústrias nacionais, diante do recuo de quase um quinto no volume da safra 2019/20 e da boa qualidade das frutas, o que reduziu os descartes para esse segmento e se relaciona à maior demanda internacional no período.

O volume de suco de maçã brasileiro importado pelos Estados Unidos, por exemplo, aumentou 58% na parcial do ano. Assim, a participação do país norte-americano no total exportado pelo Brasil, que já era grande, aumentou ainda mais – sendo os principais destinos EUA (com 69% do volume total), Japão (10%) e a Alemanha (10%).

MATÉRIA-PRIMA ENCARECE – Os descartes mais restritos para as indústrias nacionais de suco diminuíram a oferta da matéria-prima e, consequentemente, impulsionaram os preços pagos pelas processadoras neste ano. Agentes relatam que, neste mês de agosto, a cotação média tem permanecido entre 0,50 e 0,65/kg, a depender da região de comercialização.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de suco de maçã brasileiro
exportação de suco de maçã aos EUA
exportações de suco de maçã
mercado internacional de suco
safra 2019/20 de maçã