×
Maçã
Junho 9, 2020
MAÇÃ/CEPEA: Embarques se recuperam em maio
Países europeus se destacam nas compras da fruta brasileira

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Embarques se recuperam em maio Ver fotos

Piracicaba, 09 – Apesar de não alcançarem os bons patamares do ano passado, as exportações brasileiras de maçã se recuperaram em maio frente a abril. De acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume embarcado foi de 14,2 mil toneladas no período, aumento de 19% em relação a abril. Já a receita cresceu 16% na mesma comparação, somando US$ 9,6 milhões (FOB).

Destaca-se, ainda, que houve uma mudança nos compradores da fruta brasileira em maio, com maior participação europeia e menor dos países asiáticos. No mês, os principais destinos foram: Rússia (39%), Portugal (13%), Reino Unido (12%), Bangladesh (11%) e Irlanda (10%), segundo a Secex. Esse resultado pode estar relacionado ao menor estoque da Europa, que também reduziu seus envios à Rússia, e à recente flexibilização das medidas de isolamento em alguns países do continente.

IMPORTAÇÕES – Em contrapartida, as aquisições de maçã recuaram em maio frente abril, o que pode estar relacionado ao encerramento da colheita nacional, que aumenta a oferta doméstica, e ao elevado patamar do dólar. Assim, as importações totalizaram apenas 4 mil toneladas em maio (-41% frente a abril) com gasto referente a US$ 3 milhões (FOB) (-44%).

No período, os principais fornecedores ao Brasil foram Chile (57%) e Argentina (43%). Vale apontar que a Argentina tem perdido espaço no mercado europeu, devido aos problemas de qualidade, resultado da descapitalização do setor – e, por isso, tem direcionado maiores volumes ao Brasil, a preços inferiores.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportação de frutas brasileiras
exportações de maçã
importações de maçã
Maçã
mercado de maçã
mercado internacional
oferta de maçã