×
Maçã
Janeiro 24, 2022
MAÇÃ/CEPEA: Colheita da gala se inicia no Sul do País
Para a fuji, atividade deve começar no final de fevereiro

Por Isabela Pegolo Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Colheita da gala se inicia no Sul do País Ver fotos

Piracicaba, 24 – As primeiras colheitas da maçã gala da safra 2021/22 começaram em meados de janeiro no Sul do País, devendo estar a todo vapor em fevereiro. Para a fuji, por sua vez, a previsão de início é somente no final de fevereiro/começo de março, por ser uma variedade mais tardia.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, porém, estão preocupados quanto à produtividade dos pomares, já que a falta de chuva neste verão tem afetado o desenvolvimento das maçãs. A estiagem, aliada às temperaturas altíssimas, tem secado macieiras e afetado o crescimento do fruto, que está em período de “enchimento”. Assim, a expectativa inicial é de que a oferta seja inferior à da campanha passada, e que a maior parte dela seja de frutas médio-miúdas.

Vale ressaltar que, nas últimas semanas, algumas pancadas de chuvas aconteceram nas regiões produtoras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, de acordo com produtores, o que já é um alívio. Entretanto, não foram suficientes para reverter a situação em que se encontram as macieiras.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calibre
colheita
estiagem
falta de chuvas
fuji
gala
Maçã
produção
produtividade
Rio Grande do Sul
safra 2021/22
Santa Catarina
seca