×
Maçã
Janeiro 24, 2022
MAÇÃ/CEPEA: Colheita da gala se inicia no Sul do País
Para a fuji, atividade deve começar no final de fevereiro

Por Isabela Pegolo Alves e Marcela Barbieri

 

MAÇÃ/CEPEA: Colheita da gala se inicia no Sul do País Ver fotos

Piracicaba, 24 – As primeiras colheitas da maçã gala da safra 2021/22 começaram em meados de janeiro no Sul do País, devendo estar a todo vapor em fevereiro. Para a fuji, por sua vez, a previsão de início é somente no final de fevereiro/começo de março, por ser uma variedade mais tardia.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, porém, estão preocupados quanto à produtividade dos pomares, já que a falta de chuva neste verão tem afetado o desenvolvimento das maçãs. A estiagem, aliada às temperaturas altíssimas, tem secado macieiras e afetado o crescimento do fruto, que está em período de “enchimento”. Assim, a expectativa inicial é de que a oferta seja inferior à da campanha passada, e que a maior parte dela seja de frutas médio-miúdas.

Vale ressaltar que, nas últimas semanas, algumas pancadas de chuvas aconteceram nas regiões produtoras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, de acordo com produtores, o que já é um alívio. Entretanto, não foram suficientes para reverter a situação em que se encontram as macieiras.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags
calibre
colheita
estiagem
falta de chuvas
fuji
gala
Maçã
produção
produtividade
Rio Grande do Sul
safra 2021/22
Santa Catarina
seca