×
Maçã
Fevereiro 26, 2018
MAÇÃ/CEPEA: Argentina deve aumentar as exportações da safra 2017/18
Preço da fruta pode se elevar para as vendas à Europa

Por Isabela Luiz, Lavínia Morais e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Argentina deve aumentar as exportações da safra 2017/18 Ver fotos

Piracicaba, 26 – A Argentina tem expectativas comerciais positivas para esta temporada, de acordo com notícia veiculada pelo Fresh Plaza. Essa mudança de cenário em relação à safra anterior se deve, sobretudo, à quebra de safra na Europa (de 21%), onde são esperados menores volume e qualidade das maçãs – afetando a oferta nesse mercado. Além disso, a paridade entre o euro e o dólar é positiva para as vendas do hemisfério sul, de forma que os exportadores devem receber cerca de quatro dólares a mais por caixa de maçã frente ao ano passado.

A fruta argentina apresentou melhor qualidade nesta safra e, embora o volume tenha diminuído, a expectativa é de aumento das vendas no mercado externo. Essa situação pode ser uma oportunidade para que produtores se recuperem dos baixos retornos obtidos nas últimas temporadas. Neste contexto, é importante destacar que o comércio das frutas argentinas poderia limitar as vendas brasileiras, dado que ambos os países concorrem pelo mesmo mercado.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a perspectiva em relação às exportações brasileiras também é de maior volume para este ano em comparação com 2017. Isso, por conta das frutas com alta qualidade da safra 2017/18, que atendem à demanda de calibres miúdos de países como Bangladesh. A concorrência com a Argentina, entretanto, pode afetar o escoamento do excesso de frutas nacionais da atual temporada. Vale ressaltar que ambos os países registraram recuperação das vendas nos últimos anos.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
exportações de maçã
fruticultura
Maçã
maçã argentina
maçã brasileira
mercado internacional
oferta de maçã