×
Maçã
Maio 27, 2021
MAÇÃ/CEPEA: Agora é época de a maçã estrangeira perder espaço para a nacional
Importações da fruta recuam no primeiro quadrimestre de 2021

Por Ana Raquel Mendes, Isabela Pegolo Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Agora é época de a maçã estrangeira perder espaço para a nacional Ver fotos

Piracicaba, 27 – Assim como de costume, as importações brasileiras de maçãs frescas recuaram no primeiro quadrimestre deste ano, visto que a colheita da safra nacional aumenta a disponibilidade da fruta por aqui. E em 2021, a redução foi mais expressiva do que no mesmo período de 2020. Isso se deve ao maior volume colhido na safra atual e à taxa de câmbio elevada, que encareceu a maçã estrangeira.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a aquisição brasileira foi de 17 mil toneladas no primeiro quadrimestre, queda de 35% em comparação ao mesmo período do ano anterior, com gastos referentes a US$ 17,5 milhões (FOB), redução de 22% na mesma comparação. Vale destacar que esses números também ficaram abaixo da média dos últimos cinco anos.

No primeiro quadrimestre de 2021, os principais fornecedores de maçãs ao Brasil foram: Itália (origem de 40% do volume total adquirido), Argentina (34%), Chile (13%) e Portugal (6%). Para os próximos meses, a expectativa é de que as importações de maçã cresçam, mas não no mesmo nível observado em 2020, visto que a oferta nacional está maior neste ano e que a taxa de câmbio deve continuar alta.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comércio internacional de maçãs frescas
HF Brasil
importações de maçã
mercado internacional de maçã
oferta de maçã
volume nacional de maçã