06/02/2020 às 23:00

MAÇÃ/CEPEA: A fruta está pequena, já a distância entre os preços...

Colheita de gala ganha ritmo no Sul

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MAÇÃ/CEPEA: A fruta está pequena, já a distância entre os preços...Ver fotos

Piracicaba, 07 - Nesta semana (03 a 07/02), as primeiras colheitas de maçã gala começaram a ganhar ritmo no Sul. Mesmo assim, a oferta nacional ainda se manteve reduzida, o que sustentou as boas cotações para a variedade. Além disso, segundo agentes, como a fruta ainda está em desenvolvimento nos pomares, a colheita tem sido bastante seletiva, o que também favoreceu a predominância de maçãs de categoria 1, outro fator positivo para as negociações da fruta.

Contudo, os calibres mais incidentes foram os de maçãs médias e miúdas – principalmente 150, 165, 190 e 198. Isso intensificou bastante a distância entre os preços, mesmo dentro de uma mesma categoria. No caso da gala Cat 1, a graúda 110 foi comercializada, em média, a R$ 88,00/cx de 18kg, enquanto a 165, a R$ 65,00/cx de 18 kg (na média das regiões classificadoras). De acordo com agentes, como a oferta geral da maçã está reduzida, ainda tem sido fácil escoar esse volume.

Porém, com a intensificação da colheita nas próximas semanas, agentes receiam que a demanda não sustente toda a oferta, provocando desvalorização – uma vez que a maior parte das vendas de maçãs miúdas se dá para o Nordeste e para a merenda escolar.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, colheita, estoque, frutas miúdas, HF Brasil, maçã gala, preço de maçã, safra 2019/20

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui