×
Julho 12, 2016
Inverno deve ser de poucas chuvas
Disponibilidade de água pode se tornar preocupante em algumas regiões

Por Renata Pozelli Sabio
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Inverno deve ser de poucas chuvas Ver fotos

Após um período de chuvas “fora de época”, com geadas e granizo que causaram prejuízos à produção de frutas e hortaliças, a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) é que as precipitações fiquem dentro da normal climatológica nos meses de julho, agosto e setembro.

Assim, no geral, produtores de hortifruti devem enfrentar um inverno de clima típico, principalmente com relação ao regime de chuvas. Isso pode começar a trazer preocupações quanto à disponibilidade de água para irrigação em algumas regiões produtoras, visto que a estação é de poucas chuvas.

No Norte do Espírito Santo, por exemplo, onde a produção de mamão já vem sendo prejudicada pela falta de água, a situação pode se agravar, assim como em regiões produtoras localizadas na região Nordeste do País. No estado de São Paulo, especificamente, colaboradores do Hortifruti/Cepea afirmam que os reservatórios ainda devem ser suficientes para a produção do segundo semestre.

 

Fonte: Hortifruti Brasil

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuvas
clima
crise hídrica
inverno
precipitações
seca
tempo