×
Batata
Novembro 5, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Vender para a indústria é a saída aos produtores?
Valores estáveis e pré-fixados são atrativos

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Vender para a indústria é a saída aos produtores? Ver fotos

Piracicaba, 05 – Sem dúvida, vender à indústria é uma das alternativas que o produtor de batata pode buscar para enfrentar anos de baixos preços do mercado fresco, já que muitas vezes os valores são mais estáveis e pré-fixados. Vale lembrar que a crise de preços dos últimos dois anos não é novidade no mercado in natura da bataticultura – ela faz parte do ciclo de alta e de baixa desse segmento. O assunto foi abordado no Especial Batata 2018, da revista Hortifruti Brasil.

Ainda assim, a indústria não é uma alternativa para todos os perfis e regiões produtoras, tendo em vista que nem sempre o agricultor tem escala ou está no raio de atuação de uma processadora. Avaliando a rentabilidade média do segmento in natura versus indústria nos últimos dois anos, observa-se que a produção para a indústria de batata pré-frita, por exemplo, não alcança as margens de lucro que o segmento in natura pode obter, mas também não gera os prejuízos que este último enfrentou nos períodos recentes. Em 2017, os custos de produção de batata pré-frita para a indústria foram de R$ 42,52/sc de 50 kg, enquanto que os preços em contrato estiveram, em média, a R$ 50,00/sc.

Assim, no geral, a avaliação dos agricultores entrevistados que produzem tanto para o mercado in natura quanto para a indústria é positiva. Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens de se apostar neste segmento, acesse o conteúdo completo da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
crise de preços na bataticultura
custos de produção de batata
especial batata 2018
Hortifruti Brasil
indústria de batata pré-frita
produção de batata para a indústria
rentabilidade