×
Abril 13, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Varejão virtual
Plataforma chinesa impulsiona vendas durante a pandemia

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Varejão virtual Ver fotos

Piracicaba, 13 – Quem diria que as vendas de alimentos frescos pela internet se tornariam realidade tão rápido? Pois a pandemia de covid-19 não só deu um empurrãozinho, como obrigou toda a cadeia de alimentação a se adaptar, para continuar chegando até o consumidor em tempos de distanciamento social – saiba mais sobre este assunto na edição de maio/20 da revista Hortifruti Brasil.

Isso porque, segundo relatório da Kantar (de março/21), as vendas por meio de e-commerce e delivery ganharam ainda mais força durante a pandemia, já que mais pessoas passaram a confiar nestes canais de comercialização, transformando a compra on-line em hábito – além de preferirem a conveniência de receber seus produtos em casa. E, neste sentido, a Pinduoduo, uma plataforma chinesa de comércio virtual, lançada com foco na comercialização de FLVs (frutas, legumes e verduras) há mais de cinco anos, aproveitou o novo cenário para alavancar suas vendas.

Segundo notícias veiculadas pela mídia, a plataforma aumentou em 35% o volume de compradores ativos em 2020 (frente a 2019), totalizando 788,4 milhões de pessoas e tornando-se o maior e-commerce da China em número de usuários – superando, inclusive, o gigante Alibaba (que registrou 779 milhões de usuários ativos no ano passado). Em receita, o aumento foi de 97% em relação ao ano anterior, sendo as vendas puxadas, conforme a empresa, principalmente pelo efeito da pandemia.

A plataforma construiu sua marca com foco na venda direta de HFs e outros itens essenciais ao consumidor final, mas diversificou seu portfólio com o passar dos anos. Mesmo assim, segue com a grande meta de vender US$ 145 bilhões em produtos agrícolas anualmente até 2025. Será que a venda on-line de HFs vai crescer ainda mais por aqui também?

Fonte: techcrunch.com, Valor Econômico e Kantar

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
comercialização de frutas e hortaliças on-line
hábitos de consumo e a pandemia
Pinduoduo
plataforma chinesa de comércio virtual
vendas de alimentos frescos pela internet
vendas de HF pela internet