×
Março 26, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Valorização da produção local - Comprando direto do produtor
Saber a origem do alimento motiva o consumidor a optar pela compra direta

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Valorização da produção local - Comprando direto do produtor Ver fotos

Piracicaba, 26 – A produção local costuma atrair a preferência do consumidor consciente, devido, especialmente, à associação ao frescor do alimento (que tem um "caminho mais curto" em relação à venda convencional). Além disso, oferecer suporte a economia/agricultores locais, colaborar para a redução do impacto ambiental e conhecer a origem também estão entre as maiores motivações dos que optam pela compra neste segmento.

A tendência de valorização da produção local, no Brasil, é traduzida principalmente pelas feiras de produtores, que vendem o HF diretamente ao consumidor. Há, também, a compra da produção local por parte de restaurantes e de varejistas de uma determinada região.

O grande desafio para os produtores agregarem essa tendência ao seu negócio, porém, é a logística – que se torna mais custosa, principalmente na venda "de porta em porta". Além disso, esse tipo de mercado exige que o produtor amplie seu foco de atuação para além do cultivo, visto que ele precisa atender ao público, realizar a entrega e outras atividades para as quais, muitas vezes, não está preparado.

Quer entender outros desafios que o setor de HF precisa enfrentar para valorizar a produção local? Confira o conteúdo completo, na edição de março da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
consumo
consumo consciente
Hortifruti Brasil
pequeno produtor
produção local
tendências de consumo de alimentos
valorização local
venda direta