×
Março 20, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Valorização da mulher no campo!
Conheça histórias de mulheres que são exemplos no setor de HF

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Valorização da mulher no campo! Ver fotos

Piracicaba, 20 – Em homenagem às mulheres do agronegócio, a HF Brasil lançou, no Dia Internacional da Mulher (08/03), uma campanha para promover a valorização da trabalhadora no campo! A equipe agradece a participação das leitoras e as parabeniza pelo empenho e dedicação em fomentar o setor de HF’s no País!

Confira os relatos:

Márcia Costa (38), Jandaia do Sul – Paraná

Nascida e criada na roça, Márcia ajudou os pais nas lavouras de café, milho e feijão. Ao completar 18 anos, mudou-se para outra cidade, para concluir os estudos da graduação. Já formada, passou a trabalhar em uma cooperativa de crédito, fez pós-graduação e casou-se.

Em 2008, nasceram seus filhos gêmeos, Thaís e Júnior. Três anos depois, um desafio surgiu: Júnior foi diagnosticado com autismo. “Desde então, enfrentamos muitas dificuldades”, conta.

Há dois anos, Márcia decidiu deixar o emprego, para se dedicar exclusivamente aos filhos. Além disso, a família mudou-se para um sítio, onde o marido cultivava uva. Na nova moradia, passaram a produzir, também, a pitaya. E Márcia voltou para o campo! Agora, ela e o marido dedicam-se à cultura das duas variedades.

A melhor parte, segundo ela, é poder continuar acompanhando o crescimento dos filhos e impulsionando a atividade no campo! “Não tem dinheiro que pague o fato de eu conseguir acompanhar meus filhos”, frisa.

 

Ivanete Pereira dos Santos (40), Janaúba – Minas Gerais

Filha de mãe costureira e pai pedreiro, Ivanete nasceu e cresceu em Janaúba, onde teve sua primeira conquista profissional, aos 15 anos, tornando-se estagiária no Banco do Nordeste. Em 1995, ingressou na Abanorte (Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas), sendo a primeira funcionária registrada da instituição.

Nove meses depois, buscando o sonho de se graduar em Administração de Empresas, Ivanete mudou-se para Montes Claros. Logo, conseguiu uma colocação profissional como secretária executiva na Coopagro. Assim que se formou, em 2001, Ivanete deu à luz sua primeira filha – período em que regressou à Janaúba. Dois anos depois, voltou para a Abanorte.

Nos anos seguintes, especializou-se, fez pós-graduação e, ao longo de sua carreira na Associação, atuou em importantes conquistas para a fruticultura local: na declaração do Norte de Minas como área livre de sigatoka negra, na implantação do Programa de Melhoria da Competitividade do APL de Fruticultura de Jaíba e Região, na instituição do preço da banana por quilo, na modernização da cotação da Abanorte para a banana, na construção e ativação da estratégia de desenvolvimento regional por meio da marca coletiva denominada Região do Jaíba, na promoção internacional da fruticultura regional em diversos países pela Europa e na implantação de centenas de ações junto aos parceiros estratégicos, firmando importantes alianças no correr de 15 anos à frente da associação, agora como Gerente Geral.

Ivanete representa institucionalmente a fruticultura do Norte de Minas junto à Comissão Técnica de Fruticultura da FAEMG, na Câmara Setorial da Fruticultura e no CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Janaúba). Casada com o Engenheiro Ambiental Warley Andrade, há 19 anos, mãe de três filhos, Ivanete continua se dedicando em impulsionar a fruticultura do País!

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Dia da mulher
Hortifruti Brasil
mulher no campo
setor de hortifrútis
valorização da mulher