×
Batata
Outubro 28, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Sul de MG lidera na alta dos custos
Sementes estão entre os itens que mais oneraram os custos na safra de inverno

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Sul de MG lidera na alta dos custos Ver fotos

Piracicaba, 28 – Dentre as regiões produtoras de batata acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, o Sul de Minas Gerias foi o local que apresentou a maior alta nos custos em 2019, principalmente na safra de inverno. O principal item que onerou os custos foi o reajuste observado para as sementes – o preço desse insumo dobrou de 2018 para 2019.

Como a produtividade neste ano está menor, o custo é maior frente a 2018 tanto por hectare quanto por saca. Os fertilizantes também se valorizaram, mas de forma menos expressiva frente ao verificado na safra de 2018, quando o dólar elevado impulsionou as cotações do insumo.

Para a temporada das águas 2018/19, o custo aumentou por hectare e ficou estável por saca, devido ao aumento de produtividade nessa última safra, que passou de 540 para 600 sacas/ha. Quanto aos insumos, a alta mais expressiva foi verificada nos defensivos.

Os custos com as operações mecânicas também aumentaram, devido às valorizações do diesel e da manutenção. A alta nos custos da safra das águas, no entanto, acabou sendo limitada pela queda nos preços das sementes, insumo que, até então, registrava maior oferta.

Para entender o comportamento dos custos de produção em outras regiões, como Vargem Grande do Sul e Cerrado Mineiro, acesse a edição de outubro da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alta nos custos de produção de batata
batata
Cepea
custo de produção de batata
Especial Batata
preços dos insumos
produção de batata
safra de inverno de batata