×
Citros
Outubro 15, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Suco fresco durante as compras!
Ação promove o consumo de suco de laranja na Europa

Por Maria Julia Ramos
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Suco fresco durante as compras! Ver fotos

Piracicaba, 15 – Em um cenário de queda no consumo de sucos, empresas e demais entidades do setor têm buscado estimular a demanda pelo produto na Europa, com base nas crescentes tendências de saudabilidade e sustentabilidade no setor de frutas. Uma dessas iniciativas é a criação do "suco fresco espremido na loja" (em tradução livre).

Segundo notícia do portal Fresh Plaza, a empresa Zumex, estratégica no desenvolvimento do negócio de sucos, é a responsável pela ação, que ocorre em supermercados da Espanha, França e Reino Unido. Nas lojas participantes, os consumidores passam pelo processo de autoatendimento – isto é, podem utilizar as máquinas para espremer e, depois, consumir o suco em sua forma mais natural.

Na Espanha, a ideia deu certo, tornando-se hábito comum em 11% das famílias do país, de acordo com pesquisa feita pela Zumex. Na França, outra pesquisa, da Nielsen, revelou que a máquina tem estimulado a demanda por suco – com crescimento considerável em lojas com o espremedor, enquanto àquelas sem o maquinário registraram queda na comercialização.

OUTRAS OPÇÕES – Com o mesmo pensamento, nasceu a "Feel the peel", uma máquina que, além de produzir sucos espremidos na hora, promove uma forma sustentável de servir o produto: as cascas, que se tornariam lixo, são transformadas em copos. Após a preparação do suco, a casca é separada e processada, passando por uma impressora 3D que, com os filamentos produzidos, se transforma em copo. Este equipamento ainda é um projeto piloto, mas está sendo testado em lojas da Itália.

Foto: Reprodução/dezeen.com

No Brasil, os sucos de laranja naturais são facilmente encontrados em lanchonetes e restaurantes. Mas, será que a máquina se tornaria popular nos supermercados? E os copos ecológicos, podem ser estendidos para outras formas de consumo?

Fonte: Ecycle, dezeen e freshplaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
consumo de suco
máquina cria copos com casca de laranja
suco de laranja em supermercados
suco de laranja espremido na hora