×
Setembro 3, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Sucessão familiar é um problema apenas para grandes empresas?
Este é mais um dos mitos analisados na Hortifruti Brasil

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Sucessão familiar é um problema apenas para grandes empresas? Ver fotos

Piracicaba, 03 – Na edição de agosto, a revista Hortifruti Brasil conversou com 97 leitores e produtores de frutas e hortaliças, a fim de identificar como eles estão preparando seus sucessores para assumir os negócios da família. Algumas destas histórias foram selecionadas como "mitos da sucessão familiar" e analisadas por especialistas da área.

Para o segundo mito, a edição destacou um fato comum nas entrevistas: produtores de pequena escala disseram não se preocupar com o processo de sucessão. O motivo é que veem melhores oportunidades no meio urbano para os seus filhos e/ou que a propriedade é muito pequena para manter o sustento de todos os membros.

No geral, cabe aos pais despertar no filho o interesse em permanecer no campo. No entanto, muitos produtores estão desesperançosos quanto ao futuro da atividade agrícola. E, esse sentimento, no geral, é maior nas propriedades de menor porte.

Contudo, é possível buscar novas formas de expandir os ganhos da pequena escala de produção, principalmente devido à crescente valorização, por parte do meio urbano, pelas formas de viver e cultivar dos pequenos hortifruticultores. Turismo rural, venda direta para o consumidor, ações coletivas na comercialização são formas já destacadas pela Hortifruti Brasil para viabilizar a pequena escala de produção.

EXEMPLO – Outra ação é agregar valor aos alimentos produzidos, por meio de selos e certificações de produção familiar e/ou artesanal. Isto é o que os produtores de cebolas de São José do Norte (RS) vêm buscando, conforme informado pelo Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Fábio Martins.

Segundo Fábio, o processo de sucessão é um tema recorrente nas reuniões com os agricultores da região – pioneira na produção de cebolas no Brasil –, uma vez que eles reconhecem a importância de não apenas deixar uma herança para os filhos, mas também de passar os conhecimentos acerca do cultivo e da gestão das roças. O selo de origem seria, então, uma forma de "vender" a história e a tradição envolvida no cultivo da hortaliça, informando aos consumidores as vantagens dos alimentos produzidos a partir de técnicas artesanais, com grande dedicação manual.

Para saber mais sobre como realizar o processo de sucessão familiar em propriedades de pequeno porte, acesse o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
administração do negócio familiar
Cepea
como preparar sucessores do negócio familiar
gerações de produtores
gestão
Hortifruti Brasil
mitos da sucessão familiar
sucessão familiar