×
Agosto 20, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Retomada do food service X mercado de HF
Após duas semanas de flexibilização, consumo de hortifrúti aumentou em SP?

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Retomada do food service X mercado de HF Ver fotos

Piracicaba, 20 – Desde a primeira sexta-feira de agosto (07), mais cidades do estado de São Paulo têm retomado suas atividades comerciais, já que passaram a integrar a fase 3 (amarela) do plano de flexibilização da quarentena adotada pelo governo estadual. Agora, a abertura parcial de bares e restaurantes está autorizada na maioria das regiões, cenário que pode beneficiar o mercado de hortifrúti (especialmente as hortaliças).

Mesmo com restrições, seguindo-se as recomendações de autoridades sanitárias (como a capacidade em 40%, horário de funcionamento limitado e demais protocolos padrões e setoriais específicos), a retomada do food service é um alento ao setor de HF, que tem o segmento como um importante canal de escoamento (como hortifrútis de menor padrão, por exemplo), já que, no segundo semestre, a oferta de alguns deles, como batata, cenoura e cebola, tradicionalmente se eleva.

Além disso, a maior flexibilidade da mobilidade da população também deve beneficiar a demanda, especialmente das frutas e hortaliças mais perecíveis, cujo escoamento se reduziu durante a quarentena (devido à diminuição das idas às compras). Vale destacar que, além de São Paulo, outros estados brasileiros também têm adotado medidas de flexibilização e de retomada do comércio, com suas devidas regras e restrições.

REFLEXOS ATÉ O MOMENTO – Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, ainda não houve expressiva reação do consumo das hortaliças, como batata, tomate e cebola, nestes primeiros dias de flexibilização. Para a cenoura, por outro lado, atacadistas relatam maior procura apenas nesta semana (17 a 20/08), enquanto para alface, afirmam que a saída segue aquém do esperado.

Para as frutas, a reabertura do food service ainda não deve influenciar significativamente na demanda. Isso porque o escoamento de algumas delas, como maçã e banana, costuma ser maior ao mercado institucional (para a merenda escolar) ou ao setor hoteleiro (como melão e mamão) – cujas retomadas devem ser mais lentas.

Vale lembrar, ainda, que uma parcela da população mantém o distanciamento social e não deve mudar seus hábitos até que a pandemia, de fato, cesse. Assim, as refeições no lar devem continuar fazendo parte da rotina deste grupo de pessoas – o que também interfere no consumo no food service.

O detalhamento do comportamento do mercado das 13 frutas e hortaliças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea será atualizado amanhã, com seus respectivos preços. Aguarde!

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abertura de bares e restaurantes
Cepea
consumo de frutas e hortaliças
consumo de HF na quarentena
flexibilização do comércio em SP
Hortifruti Brasil
impacto do food service no mercado de HF
retomada do food service
vendas de hortifrútis