×
Setembro 17, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Rastreabilidade ao longo da cadeia e plena
Você sabe a diferença?

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Rastreabilidade ao longo da cadeia e plena Ver fotos

Piracicaba, 17 – A regulamentação da rastreabilidade tem dois níveis de abrangência: "ao longo da cadeia" e "plena". Você sabe a diferença entre elas? Enquanto a primeira controla o "caminho" dos hortifrútis fora da porteira, visando principalmente os atacadistas e varejistas, a segunda regulamenta o produto ainda na propriedade, incluindo os produtores.

Até o momento, a regulamentação na propriedade (para os produtos que estão em vigência plena) tem ênfase no caderno de campo, que tem como objetivo registrar toda a rotina da produção, do plantio à colheita. O registro dessas informações pode ser digital ou manuscrito e deve ser armazenado na propriedade para fins de futura fiscalização.

São diversas as situações que podem levar órgãos competentes a fiscalizar a produção, tais como a presença de resíduos acima do limite no varejo, utilização de produtos não permitidos no Brasil, uso de defensivos não registrados, dentre outras. Por enquanto, ainda não estão claras quais seriam as punições no caso de eventuais inadequações, mas podem abranger desde advertência e multa ao produtor até apreensão do produto e suspensão da comercialização.

Para saber mais sobre os níveis de abrangência da rastreabilidade e como será realizada a fiscalização nos diversos elos da cadeia, confira a edição de setembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
caminho da produção
Cepea
controle
frutas e hortaliças
Hortifruti Brasil
níveis de abrangência da rastreabilidade
rastreabilidade
rastreabilidade ao longo da cadeia
rastreabilidade plena