×
Abril 28, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Quiabo - das roças para a alta gastronomia
Entenda porquê o produto se transformou em um dos favoritos dos "gourmets"

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Quiabo - das roças para a alta gastronomia Ver fotos

Piracicaba, 28 – O baixo investimento inicial, a elevada produtividade e a rusticidade tornam o quiabo uma cultura de fáceis implantação e manejo. De 2015 a 2019, o preço médio do produto tem sido crescente, alcançando, em 2019, média de R$ 3,46/kg nas Ceasas nacionais, segundo dados do ProHort (Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro).

O quiabo, ingrediente já conhecido em pratos da culinária brasileira (como o "frango com quiabo", de Minas Gerais), agora também se torna o protagonista em receitas da alta gastronomia. Por estes e outros motivos, o produto está entre os pequenos mercados analisados na edição de abril da revista Hortifruti Brasil.

Mas, produzir quiabo também tem seus desafios: a colheita está entre as maiores dificuldades da cultura, devido à necessidade de ser manual, com a utilização de luvas, para evitar irritação da pele, e de tesoura de poda, para um melhor acabamento. E, apesar de atualmente estar na "moda" na alta gastronomia, o produto ainda não é tão valorizado na produção.

Porém, as oportunidades ao mercado de quiabo não se limitam à gastronomia. Confira outros atrativos desta produção na edição de abril da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
desafios na produção de quiabo
Hortifruti Brasil
mercado de quiabo
oportunidades na produção de quiabo
pequenos mercados
produção de quiabo
quiabo