×
Maio 11, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Quarentena, rodízio em SP, maior oferta...
Entenda os fatores que podem afetar o mercado de HF neste mês

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Quarentena, rodízio em SP, maior oferta... Ver fotos

Piracicaba, 11 – As medidas de isolamento social devem continuar em vigor em todos os municípios paulistas até o dia 31 de maio, conforme anunciado pelo governador João Doria na sexta-feira, 8. Assim como São Paulo, outros estados também mantêm a quarentena até meados deste mês, como o Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas – os quais lideram em número de infectados pela covid-19.

Isso significa que escolas, restaurantes e varejos de menor escala, importantes canais de escoamento de frutas e hortaliças, manterão suas atividades suspensas e/ou bastante reduzidas até lá – cenário que prejudica principalmente a saída de hortifrútis "fora do padrão", bastante demandados por estes segmentos. Apesar de o abastecimento do setor de HF continuar ativo durante o período de isolamento social, os supermercados e hipermercados, especialmente, são os que têm sentido menos os impactos da queda nas vendas desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil.

RODÍZIO – Destaca-se, ainda, o início do rodízio ampliado de veículos em toda a capital paulista a partir desta segunda-feira, 11, o qual restringe a circulação das placas não autorizadas em determinados dias. Este cenário tem preocupado atacadistas, que temem que a logística de distribuição seja afetada, bem como as idas às compras, por parte dos consumidores. Trabalhadores de serviços considerados essenciais estão isentos do cumprimento do rodízio, o que inclui o transporte de alimentos para supermercados, mercados, feiras livres, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento, desde que o cadastramento dos veículos seja devidamente realizado.

E O MERCADO DE HF? – De modo geral, a "entressafra" de alguns hortifrútis manteve a oferta controlada em abril e os preços, atrativos (foi o caso de batata, tomate, cebola e cenoura). Contudo, o aumento do volume, mesmo que ainda limitado no decorrer de maio, pode pressionar as cotações em relação ao mês passado.

Atrelado a isso, a previsão climática para maio sinaliza que as temperaturas devem ser mais baixas, já que duas grandes frentes frias vão passar pelo País – cenário que prejudica a demanda por algumas frutas e hortaliças, como alface, melancia e melão. A seguir, confira os detalhes por cada cultura acompanhada pelo Hortifruti/Cepea:

HORTALIÇAS

ALFACE: Mesmo sendo um dos HF's mais impactados pela quarentena, a alface registra produtividade positiva, devido ao clima favorável. No entanto, a oferta tem sido superior à demanda – por sua alta perecebibilidade, o escoamento é menor, já que os consumidores reduzem as idas às compras. Também deve continuar sendo afetada pelo fechamento do food service e do mercado institucional. Além disso, o rodízio em São Paulo pode limitar ainda mais as vendas no atacado.

CENOURA: A produtividade tem demonstrado tendência de melhora, devido ao clima, mas a oferta ainda é restrita (já que chuvas em excesso atingiram as roças nos períodos de plantio e desenvolvimento).

CEBOLA: Com a oferta nacional restrita, a importação de bulbos da Europa tem aumentado. Mas, por ser safra antiga, a qualidade não deve ser tão boa. Quanto à entrada da cebola da Argentina, ainda tem sido limitada, enquanto os estoques no Sul estão praticamente finalizados. Neste mês, Minas Gerais inicia a colheita, mas o volume ainda será baixo, já que os bulbos estão verdes e a produtividade não é tão satisfatória.

BATATA: Em termos de preços, as perspectivas continuam positivas para a batata, já que a oferta tem sido totalmente absorvida pelo mercado (a safra das águas está praticamente encerrada e os plantios para a de inverno ainda estão ocorrendo). No fim deste mês, pode ocorrer leve aumento do volume, mas as cotações não terão grandes impactos.

TOMATE: Por enquanto, os preços têm sido sustentados pelas temperaturas mais baixas nas regiões produtoras (fator que controla o ritmo de maturação do fruto). Contudo, as plantas já estão em fase de colheita e a tendência é de aumento da oferta da safra de inverno em algumas regiões, como em Paty do Alferes (RJ), Sumaré e Mogi Guaçu (SP). Assim, o ritmo de colheita deve depender do comportamento do clima no decorrer deste mês.

FRUTAS

MAMÃO: A fruta tem sido afetada pelo aumento do volume de formosa. Colaboradores do Hortifruti/Cepea já relatam perdas nas roças, uma vez que a demanda não tem acompanhado a oferta.

MELÃO: O volume nacional está bem controlado, sendo suprido apenas pelo Vale do São Francisco (BA/PE) no momento. Porém, o clima ameno pode impactar a demanda nos grandes centros consumidores no decorrer de maio.

MAÇÃ: A colheita está finalizando e os estoques têm sido controlados. Vale ressaltar que esse controle está sendo possível devido à quebra de safra. A fruta miúda, por sua vez, deve continuar sendo impactada, tendo em vista a maior participação neste ano e a demanda fraca, devido ao fechamento das escolas.

BANANA: A oferta da nanica está aumentando gradualmente no Vale do Ribeira (SP), assim como no Norte de Santa Catarina. Contudo, como a seca afetou principalmente a produção desta segunda praça, não é esperado expressivo aumento do volume nacional.

CITROS: Para a laranja, a oferta da nova safra (2020/21) deve aumentar gradualmente neste mês no mercado de mesa, uma vez que o processamento nas indústrias ainda não se iniciou. Quanto à lima ácida tahiti, o cenário é de menor disponibilidade, o que pode ser positivo aos preços.

MELANCIA: Para maio, a oferta deve ser baixa, sendo o mercado nacional abastecido principalmente pelas frutas de Goiás. No entanto, se o preço não for minimamente atrativo para grandes deslocamentos, produtores podem optar pela venda no mercado local.

UVA: A oferta deve aumentar um pouco no Sudeste (Marialva e Louveira/Indaiatuba - SP), mas ainda será controlada neste mês, já que está restrita no Vale do São Francisco (BA/PE). O cenário de preços, portanto, pode ser pior que o de abril, mas ainda de forma controlada.

MANGA: No geral, a oferta da fruta é considerada baixa – cenário que pode se intensificar com a previsão de aumento das exportações nesta primeira quinzena, devido ao fim da safra do Peru.

Fonte: hfbrasil.org.br, G1 e Climatempo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abastecimento de alimentos
clima
demanda
impactos da quarentena no setor de HF
mercado de HF
oferta de frutas
oferta de hortaliças
perspectivas
quarentena em SP é ampliada
rodízio em SP