×
Março 24, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Quarentena no estado de SP se inicia hoje
Procura por HF foi mais intensa na semana passada; nesta, está mais calma

Por Caroline Ribeiro e Daiana Braga
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Quarentena no estado de SP se inicia hoje Ver fotos

Piracicaba, 24 – Com a quarentena em todo o estado de São Paulo, que se inicia oficialmente nesta terça-feira, 24, todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais à população devem ser fechados, conforme decreto do governador de São Paulo, João Doria. A medida visa reduzir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no estado, que até o momento, lidera em número de casos confirmados, suspeitos e de mortes em decorrência da doença. Segundo o governo estadual, a medida será adotada até o dia 07 de abril.

Dentre os serviços considerados essenciais, o de abastecimento segue operando neste período de quarentena. Segundo comunicado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, todas as cidades paulistas foram orientadas a não interromper qualquer atividade relacionada ao abastecimento de alimentos – dentre elas, beneficiamento, processamento, escoamento, distribuição e comercialização de produtos.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), maior centro distribuidor de alimentos do País, em comunicado oficial, informa que continua com praticamente todas as atividades - por enquanto, foi suspensa apenas a Santa Feira do Peixe 2020, tradicionalmente realizada há 14 anos.

COVID-19 JÁ AFETOU O MERCADO DE HF? – Conforme relatos de agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, problemas quanto ao transporte e frete de alimentos não têm sido registrados no estado (transporte e entrega de cargas são considerados serviços essenciais). No entanto, verifica-se certa retração da demanda por frutas e hortaliças neste início da semana – agentes acreditam que o maior abastecimento de estoques de distribuidores e redes varejistas ocorreu na semana passada –, quando as medidas de contenção do coronavírus passaram a ganhar força no Brasil. Este foi o caso da batata, sobretudo de qualidade especial, que foi bastante procurada e teve até aumento de preços no último fim de semana – e que, portanto, podem estar refletindo em menor volume de compras atualmente.

Além disso, há de se destacar que alguns dos HF's fazem parte da merenda das escolas, como banana, laranjamaçã e tomate, os quais podem ser impactados pela paralisação das atividades escolares em São Paulo. O fechamento parcial de restaurantes e bares, que agora funcionam apenas em sistema delivery, também podem afetar o consumo. Tais cenários já preocupam produtores, tendo em vista a perecibilidade dos HF's e a possibilidade de perdas de produtos nas roças, caso a demanda continue em queda.

A equipe Hortifruti/Cepea continua atenta aos impactos do coronavírus no mercado de frutas e hortaliças. Fique de olho nas atualizações!

E na sua região, como está o abastecimento de alimentos? Está com dificuldades para escoar a sua produção ou encontrar produtos? Escreva para nós. Juntos, podemos manter o setor informado!

E-mail: hfbrasil@cepea.org.br
WhatsApp: (19) 99128-1144
Facebook: @revistahortifrutibrasil/ Twitter: @hfbrasil/ Instagram: @hfbrasil

Fonte: hfbrasil.org.br, Ceagesp, agências de notícias e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abastecimento de alimentos
comercialização de HF's em SP
coronavírus
demanda por frutas e hortaliças
frutas e hortaliças
quarentena e o abastecimento de alimentos
quarentena em SP