×
Setembro 5, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Qual será o futuro das embalagens?
Produtores e indústria de alimentos miram na sustentabilidade

Por Laís Marcomini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Qual será o futuro das embalagens? Ver fotos

Piracicaba, 05 – Os fornecedores de frutas e hortaliças de todo o mundo estão analisando detalhadamente as suas embalagens, não somente em termos de custos e materiais, mas também em relação às questões ambientais. De acordo com notícia do The Packer, ao que tudo indica, o caminho é quase único: todos querem reduzir o plástico e aumentar a capacidade de reciclagem.

Como exemplo, empresas norte-americanas estão pensando em opções de embalagem compostável, o que confirma a ideia de que os termos "reciclar" e "reutilizar" são fundamentais para algumas companhias. Agora, o foco é enxergar o que efetivamente pode ser reciclado e não somente aceito como, "reciclável".

Ainda que o apelo à troca seja elevado, produtores, processadores e varejistas precisam, além de estimular a sustentabilidade, de embalagens que incluam tecnologias para garantir a segurança alimentar e a rastreabilidade. Isso porque, cada vez mais, países têm adotado a proibição de plásticos de uso único e, consequentemente, impulsionado a busca por soluções sustentáveis.

CONSUMIDOR – Estudos indicam que os consumidores também estão em busca desta tendência: preferem embalagens que possibilitem a visualização do produto (função atual do plástico) e, de modo geral, querem alimentos frescos e saudáveis, embalados de forma sustentável e sem comprometer a qualidade e o frescor.

OPÇÕES – As proibições do uso de plásticos têm beneficiado fabricantes de embalagens orientadas para a celulose. Porém, as preocupações com a segurança alimentar continuam na vanguarda do setor. A indústria de embalagens de papelão ondulado tem trabalhado para garantir produtos limpos para produtores, carregadores e empacotadores – dando, assim, maior "apoio" à troca.

Fonte: The Packer

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
consumo consciente
embalagens
embalagens sustentáveis
sustentabilidade
tendências de consumo
The Packer