×
Julho 22, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Qual consumidor é mais sensível às variações de preços?
Dia de pagamento está correlacionado ao dia das compras

Por Ana Raquel Mendes
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Qual consumidor é mais sensível às variações de preços? Ver fotos

Piracicaba, 22 – Não é novidade que, há alguns anos, a recessão econômica modificou os hábitos de compra dos consumidores dos Estados Unidos, principalmente os de baixa renda. Segundo um relatório recente, "The Business of Thrift: Understanding Low-Income and Value-Oriented Consumers", do Hartman Group, esse perfil, hoje, corresponde a 56% dos lares norte-americanos.

Mas, se para a população de média e alta renda economizar e comprar apenas o essencial é uma escolha, para mais da metade da população dos EUA é uma necessidade. Justamente por isso, segundo pesquisas, estes consumidores são os que menos aproveitam benefícios como cupons e cartão fidelidade.

Além disso, seguem um padrão de compras mais previsível, inclusive em relação ao dia. Dentre os de média e alta renda, apenas 30% dos consumidores realizam suas compras após o pagamento, enquanto, dentre os de baixa renda, esse número sobe para 63% – o que demonstra a correlação entre os ciclos de "dia de pagamento" e de compras.

Ainda, o mais importante a se destacar é que os consumidores de baixa renda são os mais sensíveis às variações de preços e, também, mais avessos ao risco. Isso, somado à tendência de sempre frequentarem a mesma loja (uma vez encontrada a melhor combinação de preços e conveniência), acaba justificando o porquê de esse consumidor ser leal ao varejo/supermercado e não às marcas, optando pelas mais baratas.

Fonte: smartbrief.com

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
compras
demanda
dia de pagamento
hábitos de consumo
poder de compra
renda
renda interfere no poder de compra
supermercado
varejo