28/05/2019

HORTIFRUTI/CEPEA: Qual a diferença em investir numa propriedade de laranja de mesa?

Citricultura de mesa é uma das alternativas para a diversificação

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Qual a diferença em investir numa propriedade de laranja de mesa?Ver fotos

Piracicaba, 28 – Na edição de maio, a revista Hortifruti Brasil apresenta um modelo de produção bastante comum nas fazendas citrícolas atualmente, o "Projeto Multinegócios". Isso porque muitas propriedades no estado de São Paulo, especialmente as de regiões mais tradicionais, têm buscado um modelo de negócio mais diversificado... E uma das alternativas de diversificação é a citricultura de mesa.

Neste caso, a escolha (muitas vezes) não é feita por restrição orçamentária – já que os custos de formação/ manutenção dos pomares são maiores, principalmente quando se opta por uma fruta de alta qualidade, que exige investimentos em irrigação. Mas, sim, pelo fato de a rentabilidade poder ser maior em uma área menor e por minimizar a dependência de um negócio somente voltado à indústria. Confira, abaixo, alguns critérios relacionados à produção da fruta voltada para o mercado de mesa:

- Há uma maior exigência por qualidade da fruta, principalmente quanto ao diâmetro e aparência externa. Assim, o rigor em termos de formação e, em especial, nos tratamentos da fruta é maior, o que impacta nos custos de produção.

- O calendário de comercialização é, no geral, mais extenso do que o da indústria. No entanto, o escoamento da fruta para indústria apresenta um fluxo mais constante, enquanto para mesa oscila muito, em função da demanda doméstica.

- No geral, é muito difícil comercializar 100% da produção para o mercado de mesa. Uma parcela, principalmente por conta da menor qualidade, é destinada às fábricas.

Para saber mais, confira o conteúdo completo na edição de maio da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, citricultura, citros, diversificação na citricultura, Hortifruti Brasil, mudança no perfil dos pomares citrícolas, produção de citros, projeto multinegócios

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui