×
Novembro 21, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Quais fatores influenciam na competitividade internacional de um país?
HF Brasil analisa de que forma um país pode ampliar sua competitividade

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Quais fatores influenciam na competitividade internacional de um país? Ver fotos

Piracicaba, 21 – A competitividade deve ser compreendida como a capacidade de um país em fornecer um produto com mais vantagens do que os demais ofertantes – pela maior qualidade e/ou preço mais atrativo. Essa vantagem dá ao país, portanto, uma parcela maior de mercado.

Mas, quais os principais fatores que podem influenciar na competitividade?

ECONOMIA: taxas de câmbio (R$/US$) e crescimento econômico (PIB) dos principais compradores são as principais variáveis. Há uma correlação direta entre a evolução das exportações e a taxa de câmbio, já que a fruta nacional fica mais barata quanto mais valorizada é a moeda norte-americana. Outro fator que contribui ou inibe os embarques é o crescimento/desaquecimento econômico dos compradores.

RECURSOS E INFRAESTRUTURA: o Brasil tem muitas vantagens na questão de recursos naturais, mas tem precária infraestrutura (especialmente logística) e baixa produtividade na mão de obra, fatores que prejudicam a competitividade das frutas brasileiras.

CONDIÇÕES GOVERNAMENTAIS: iniciativas do governo podem favorecer as exportações de um país, especialmente quando há políticas de proteção, de promoção e de subsídios. Além disso, o governo pode dar suporte por meio de formação técnica, de estímulos à pesquisa e ao desenvolvimento e de infraestrutura (especialmente de escoamento do produto, com rodovias e portos).

GESTÃO: práticas administrativas eficientes e flexíveis ao mercado resultam em diferenciação e em inovação. E essas particularidades dos produtos de cada empresa, por sua vez, podem favorecer a competitividade individual do exportador dentre os demais agentes do mesmo setor.

Para conferir o conteúdo completo, acesse a edição de novembro da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
competitividade internacional
condições governamentais
economia
Especial Frutas
exportações de frutas
gestão
Hortifruti Brasil
mercado internacional
participação de mercado
recursos e infraestrutura